Conheça os desafios do Torneira Lab
Buscamos potenciais soluções para o desafio “Cadastro 360”
O contexto atual mostra que o crescimento geográfico da nossa base de clientes não acompanha o ritmo dos desenvolvimentos imobiliários em diversas regiões. Esse cenário resulta em um GAP: enquanto o serviço está disponível, nem todos os potenciais clientes têm uma relação contratual com o Grupo Águas do Brasil. Esta lacuna é consequência da dificuldade em coletar, apurar e atualizar informações das áreas em expansão.
O desafio busca encontrar formas de aprimorar a base de dados do Grupo para potencializar o ganho, garantindo uma maior assertividade nas ações que inibem esse tipo de situação. Sua relevância para a empresa se dá pela necessidade de gerar mais inteligência para o negócio, a partir de um conhecimento mais apurado dessas regiões. Soluções de Big Data e Georreferenciamento são bem-vindas.
Como resultados, almejamos aumentar o número de clientes e ligações de água e esgoto. Esperamos que esse incremento resulte em um faturamento elevado, enquanto simultaneamente reduzindo o índice de perdas aparentes.
Buscamos potenciais soluções para o desafio “Classificação dos fornecedores nos quesitos ASG”
Este desafio ocorre devido ao considerável volume anual de aquisições e contratações envolvendo uma variedade de insumos provenientes de diversos fornecedores. Trata o interesse de compreender a maturidade da sua cadeia de suprimentos em relação ao tópico ASG, reforçando o seu compromisso com as políticas de sustentabilidade.
É relevante para a empresa pois promove uma qualificação da cadeia de suprimentos alinhada com os valores do Grupo, desenvolvendo uma metodologia clara e que permita comparações. Soluções que proporcionem métricas de aderência às nossas políticas de ASG, inicialmente baseadas em dados públicos e, posteriormente, por meio da coleta de informações específicas criando uma metodologia transparente e que permitam comparações são bem-vindas.
Como resultados, esperamos aprimorar tanto a avaliação quanto o monitoramento de nossos fornecedores, ao criar um mecanismo que meça as práticas ASG, contribuindo para uma gestão de risco mais eficiente para a empresa.
Buscamos potenciais soluções para o desafio “Automatizar o processo de movimentação de documentos de colaboradores”
Hoje, o Grupo Águas do Brasil processa, diariamente, um alto volume de documentos de colaboradores, demandando espaço físico para armazenamento. Esse desafio busca soluções que automatizem o processo de gestão de documentos de colaboradores, e ofereça o armazenamento e a assinatura digital, desde a admissão até o desligamento.
Sua relevância para a empresa se dá pela necessidade de trazer agilidade na localização de documentos, liberação de espaço físico e aumento na segurança dos documentos armazenados.
Soluções para gestão de documentos eletrônicos, digitalização, armazenamento em nuvem e ferramentas de workflow são bem-vindas. Como resultado, esperamos automatizar o processo de assinatura e gestão de documentos, tornando essas ações mais sustentáveis com a eliminação de impressão de documentos físicos, aumento da satisfação e melhora na experiência dos profissionais nos processos de admissão até o desligamento.
Buscamos potenciais soluções para o desafio “Diligenciamento de fornecedores”
Este desafio ocorre no contexto de que, hoje, quando o fornecedor se cadastra para prestar serviços, existe a necessidade de se diligenciar no âmbito da LGPD. Além disso, trata de buscar soluções que tragam a automatização e celeridade ao processo de diligenciamento de fornecedores, garantindo que os futuros contratados estejam em estrito cumprimento da LGPD.
Ele contribuiu para a empresa através da mitigação dos riscos na contratação, garantido o cumprimento pelo Grupo e fornecedores da legislação de proteção de dados, evitando a aplicação de sanções para a companhia. Esperamos soluções de sistemas de checagens de fornecedores relacionados a LGPD, diligência automatizada no momento da contratação e limitação sistêmica na contratação de fornecedores que não estejam cumprindo a LGPD.
Como resultados, pretendemos obter garantia de segurança jurídica, contratações mais seguras e mitigação de riscos relacionados à LGPD.
Buscamos potenciais soluções para o desafio de “Análise automatizada de dados jurídicos”
Temos potencial de aproveitar uma grande massa de dados armazenada no sistema jurídico, de modo que colabore com a tomada de decisão, planejamento das áreas e redução de riscos. Buscamos soluções capazes de interpretar os dados gerados pelos sistemas existentes, com a geração de insights e identificação de novas oportunidades para as outras áreas do Grupo Águas do Brasil.
Sua relevância para a empresa se dá pelo potencial de melhora na assertividade das tomadas de decisões. Estamos buscando soluções de análise prescritiva, analytics e B.I.
Buscamos potenciais soluções para o desafio “Análise automática das malhas de controle de pressão ou vazão da rede”
Este desafio ocorre no contexto de que as malhas de controle existentes no Grupo Águas do Brasil operam da mesma forma desde sua implantação. Contudo, podemos perceber uma queda na eficiência das unidades, proveniente das mudanças de equipamentos ou por conta do desgaste natural, além das eventuais mudanças no regime de operação.
O desafio visa manter as malhas de controle sempre atualizadas e operando de maneira otimizada, de acordo com o ponto de operação de cada unidade, respeitando sempre as características de cada concessionária. Sua relevância para a empresa se dá pela necessidade de manter a alta performance da operação, ao mesmo tempo em que aprimora a eficiência dos equipamentos. Soluções de Inteligência Artificial, Machine Learning e Digital Twin são bem-vindas.
Como resultados, esperamos obter melhor eficiência operacional nas unidades, ganhos de inteligência a respeito dos nossos equipamentos para uma maior agilidade na tomada de decisão e aprimorar a eficiência energética do Grupo.
Buscamos potenciais soluções para o desafio de Governança dos Dados de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE)
Este desafio dialoga com a necessidade de elaboração do inventário anual de emissões de GEE pelo Grupo Águas do Brasil. Para essa construção, é necessário executar de forma não automatizada a extração, compilação e tratamento dos dados operacionais de diferentes áreas, sistemas e planilhas de controle utilizadas no Grupo. Ele expressa uma oportunidade de otimização do processo de construção do inventário da empresa.
O desafio visa alcançar soluções que consolidem e tratem os dados necessários para o inventário da forma completa e auditável. Aceitamos soluções que integrem dados de diferentes fontes (sistemas e relatórios) e realize o tratamento para geração do cálculo do inventário.
Esperamos obter a integração, facilitação e possível automação da captura e tratamento de dados relevantes para o inventário de emissões de GEE, reduzindo o tempo empenhado nesta atividade. Além disso, temos como objetivo possibilitar a gestão focada em planos de redução e mitigação, através da otimização do inventário de GEE, e perpassando por um aculturamento das equipes internas para a temática e fornecimento de dados.